segunda-feira, 18 de abril de 2016

Crônica - Dilma pode cair! E depois?

A população se revoltou, foi às ruas e pediu a saída da presidente Dilma pouco tempo após dela ter sido eleita.

A votação de ontem no congresso foi comemorada com fogos de artifício pelo país como se ano novo fosse.

Se Dilma realmente sair, o que muda de verdade? Que garantia temos de que o próximo presidente e seus aliados farão um governo digno? Nenhuma, embora nesse ponto apostar no duvidoso é melhor do que manter o que já está MUITO ruim.

Já que não podemos garantir o trabalho dos outros, podemos interferir onde temos poder. Em nossas próprias atitudes. Em nosso próprio modo de agir.

E se cada um de nós, trabalhadores comuns parássemos de delegar apenas aos governantes o destino de nossas vidas e promovêssemos a mudança? Muitos diriam que uma andorinha não faz verão, mas você pode usar a rede social, falar com a sua família e os seus vizinhos que nós também somos responsáveis pelo país.

No dia em que Dilma cair, faça com que isso represente algo novo em sua vida. Pense nas atitudes que você toma e que sabe que estão erradas, mas que você encontra um pretexto para continuar tomando.
É aquele "gato" que você acha justo apenas porque o serviço é caro. É a promessa que você deixa de honrar porque "não vai dar nada".

Em vez de se reunir aos milhares para reclamar do governo corrupto, vamos nos concentrar nas nossas pequenas corrupções do dia a dia. E não me venha me dizer que não faz nada de errado nunca. Quem se atreveria a jogar a primeira pedra...

O Brasil pode ser um lugar melhor. Depende de um governo melhor, organizado e honesto, mas também depende de mim e de você.

E aí, topa?

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Literatura - Resenha - O senhor do vento de Gabiel Réquiem

Escritores não tem cartão de visitas. Mas se por acaso o tivessem, Gabriel Réquiem, promissor escritor brasileiro poderia usar o conto "O senhor do vento" como o seu cartão de visitas.

Isso porque em "O senhor do vento" Gabriel nos dá uma mostra muito interessante da sua escrita, com termos sofisticados, ironias e até termos chulos colocados de forma muito competente.

Se o estilo do escritor já chama a atenção e nos faz ficar com vontade de ler mais, a obra aqui resenhada também ajuda bastante por sua história bem bolada e seu final surpreendente.

Se você já ouvir falar ou mesmo é fã da obra "Sitio do Pica Pau amarelo" de Monteiro Lobato, vai perceber a influência desta logo no início com referências bem óbvias e propositais.

O protagonista, um garoto do interior se depara com um baú do tesouro e encontra um diário. A leitura desse diário nos revela uma aventura fantástica de um antepassado desse garoto.
Prepare-se para uma história latente, violenta e explícita, com um final que me foi surpreendente e satisfatório, pois interliga de forma correta, o que, em algum ponto parecia um tanto desconexo.

Falar mais do que isso sem entrar nos spoilers é complicado, por isso, ao contrário das minhas últimas duas resenhas onde houve decepção, aqui fica a indicação para que todos leiam esse conto e a minha expectativa para que, ao ler outras obras do mesmo autor, sejam tão boas quanto essa.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Resenha - Equilíbrio de Flavia Mariano

Nessa minha caminhada literária, tenho me esforçado para não ter preconceito com nenhum tipo de leitura. O mesmo vale para a auto-ajuda. Se não é o meu estilo preferido, também não vou execrar quem gosta.

Equilíbrio da autora Flavia Mariano é um livro de auto-ajuda disfarçado de ficção. Me pareceu uma boa ideia a princípio, em vez de conversar com o leitor, ele seria ajudado pelas experiências da personagem.

Não funcionou...

Primeiro que a mensagem que a autora deseja passar (um carpe diem ou viva sem ser tão amarrado ao trabalho) é repetido como um mantra durante a história de forma forçada e irritante.

Segundo que a história em si é mal estruturada e desinteressante. Você passa o livro inteiro se forçando a continuar, esperando que finalmente aconteça algo de relevante, mas os conflitos propostos são apenas pretextos para a autora repetir o seu mantra.

Terceiro que a personagem é uma pessoa extremamente chata e sem personalidade e que não agrega nada ao leitor.

Em muitas das minhas resenhas, quando eu não gosto de alguma coisa no livro, sempre procuro deixar a sugestão para que as pessoas leiam e tirem suas próprias opiniões. Nesse caso, vou abrir uma exceção e recomendar que ignorem esse livro baseado na própria mensagem dele:
"Nosso tempo é muito valioso para desperdiçar, leia algo melhor"

Fora essa capa mal feita...

terça-feira, 5 de abril de 2016

Torta de bacon

Que tal misturar bacon, carne moída e queijo numa torta deliciosa e fácil de fazer?

Veja no vídeo abaixo como me fazer mais feliz.

Se resolver tentar, me convide por favor. Eu levo a cerveja!

https://www.facebook.com/1511887342431535/videos/1731252440495023/