sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Resenha - A casa de vidro - Anna Fagundes Martino

Olá desinformadoss.
Sexta-feira. Carnaval chegando. Ótimo período para ficar em casa lendo, não é mesmo? Então vamos resenhar mais uma obra para vocês.
O livro de hoje é "A casa de vidro"

Capa: 

A boa experiência já começa com essa capa, de muito bom gosto, e que tem tudo a ver com a história.


Sinopse: Flores não crescem do nada - ou crescem? Para Eleanor, era o mistério que não conseguia responder: qual era o truque daquele jardineiro contratado para cuidar da estufa em sua casa e que transformara o lugar em uma floresta imaginária. Sebastian, o tal estranho, parece um homem como qualquer outro - exceto pelas perguntas desconcertantes que faz, ou pelo fato de que as plantas obedecem seus comandos de maneira muito intrigante...

Dados técnicos: 2016, 78 páginas, Editora Dame Blanche, Anna Fagundes Martino

Resenha: A casa de vidro é um livro curto. Tem 78 páginas e pode ser classificado como uma noveleta.
Mas dizem que são nos menores frascos que se encontram os melhores perfumes e foi essa a sensação que tive ao ler o livro.
A história conta as perspectivas de Eleanor, Ainda jovem, adulta e em sua velhice e a relação dela com uma estufa para flores feita em aço e vidro e com o jardineiro que chega para trabalhar na casa.

Esse jardineiro é uma pessoa deslocada, de hábitos estranhos, ingênuos ou abobados dependendo de quem olha.
Mas, o que mais intriga, é a capacidade dele de fazer o jardim florescer de forma além do natural, praticamente mágica...

A história flerta o sobrenatural e não deixa muito claro como ocorre a relação entre eles. Mas não precisa. Isso porque o forte do livro é a experiência da leitura, que aguça os sentidos com imagens, sons e perfumes diversos. O cenário é composto apenas por um casarão e uma estufa, mas não sentimos falta de mais nada.

Por ser uma história curta, pouco maior que um conto, é claro que não há espaço para maior profundidade, seja de acontecimentos, seja de personagens, mas não senti falta de conhecê-los melhor. Acredito que a autora colocou tudo o que era necessário.

Cabe comentar a produção gráfica primorosa do livro publicado pela editora Dame Blanche, algo sensível até na versão digital por mim lida.

Ganha 5 estrelas e a recomendação para que todos leiam.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Resenha - O Urso do meu vizinho - Nuccia de Cicco

Olá meus amigos.
Hoje é dia de resenha, mas é resenha curtinha. Não, eu não estou com preguiça, é que falaremos sobre um conto bem curtinho, daqueles que se lê em uma horinha.

Capa:


Sinopse : Um grupo de amigos jogam futebol na rua todas as férias. Suas vidas mudam quando chega o "Urso" para morar no terreno do Seu Almeida e uma nova família, com duas lindas filhas, para morar na única casa vazia da rua.

Dados técnicos: 2015, 7 páginas, Editora Amazon, Nuccia de Cicco

Resenha: Conheci a Nuccia de Cicco pelo seu blog As 1001 Núccias, mas, ainda não havia tido a oportunidade de conhecer a autora por algum dos seus escritos.

A oportunidade chega com "O urso do meu vizinho", conto classificado por ela mesma como "juvenil" mas que eu prefiro chamar de nostálgico.
A história, bem escrita e sem falhas, é simples e fluída, mas me ganhou num quesito que nem todos os leitores terão: identificação.

Eu também joguei muita bola na rua de casa quando era garoto e pude me imaginar na pele daqueles meninos e suas preocupações infantis.
Isso ajudou demais na minha experiência e elevou a nota para 4 estrelas no Skoob.

Se você também brincou na rua quando era criança, então este conto vai te pegar de jeito!

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Resenha - Sherlock Holmes - A obra completa

Olá meus caros desinformados.

Hoje vamos falar sobre uma obra que eu considero obrigatória para todo leitor que se preze. Se ajeite no sofá, prepare um café e divirta-se.

Cerca de 1500 páginas, divididas em 3 edições levaram quase um ano para serem lidas. Não que eu me demore tanto assim para ler, mas, para evitar a sobrecarga, optei por intercalar outros livros durante a leitura dessa fantástica obra deixada para nós por Sir Arthur Conan Doyle

Sherlock Holmes é um homem excêntrico de hábitos nada convencionais e de difícil relacionamento social. Talvez por isso só tenha um grande amigo. Dr. Watson, médico, veterano da guerra do Afeganistão. Ele talvez seja a única pessoa no mundo a compreender o grande detetive e é por isso que é ele quem nos narra as histórias.

Conan Doyle se utilizou da técnica conhecida como "narrador-personagem", assim podia contar as histórias em primeira e terceira pessoa ao mesmo tempo. A sacada funciona muito bem porque o doutor pode nos dar detalhes do cenário ou das personagens que Sherlock jamais faria, uma vez que está preocupado apenas com a lógica.

A obra possui muito contos e alguns romances e segue, quase sempre, a mesma fórmula. Sherlock é contactado por carta, telegrama ou pessoalmente por alguém que precisa resolver um mistério cujos fatos são muito estranhos. Essa pessoa explica detalhadamente o que aconteceu e pede pela ajuda do detetive, normalmente porque a polícia não consegue resolver ou não pode ser envolvida.
O detetive utiliza a técnica descrita por ele como "eliminando tudo o que é impossível, o que sobra, mesmo que altamente improvável, deve ser a solução".

Nem preciso dizer o quanto é divertido analisar as pistas e tentar descobrir o que realmente aconteceu ou quem é o culpado. Confesso que solucionei menos de 10% dos contos de antemão, já que o escritor consegue criar fatos bastante inusitados ou nos distrair.
Apesar disso, quando Sherlock explica como chegou àquelas deduções, elas sempre nos parecem óbvias e fazem sentido.

Claro que numa obra tão extensa existem contos melhores do que outros. Particularmente, gostei demais dos romances maiores como "O Sinal dos quatro", "Um estudo em vermelho" e o melhor de todos "O cão dos Baskerville".

Com uma linguagem simples, porém correta, Sherlock Holmes é uma boa obra para leitores iniciantes pois contém narrativas curtas, com aventura e mistério, bem ao gosto dos adolescentes. Mas a obra é muito mais do que isso. É um grande clássico que merece ser lido por pessoas do todas as idades.

Terminada a epopeia, posso finalmente assistir a série de TV feita pela BBC e pegar todas as referências.

Recomendo também a versão para a TV americana "Elementary" onde Sherlock é um viciado em drogas e Watson uma mulher. A adaptação, que pode soar estranha à primeira vista, mantém muitos dos elementos de personalidade dos personagens intactos e consegue, com competência, trazê-la ao mundo contemporâneo.

Não recomendo de forma nenhuma os filmes protagonizados por Robert Downey Jr. que são uma galhofa, transformando ideias genias do autor em puro besteirol para pessoas com baixa inteligência. Fuja dessa porcaria!

A obra Sherlock Holmes já está em domínio público, o que significa que pode ser lida online sem problemas relacionados com a pirataria. Ainda assim, é difícil encontrar essa obra bem organizada ou bem traduzida pela internet. Você pode encontrar exemplares com facilidade nos sebos e as livrarias estão sempre reeditando a obra com promoções convidativas. Ou faça como eu e peque emprestado com um grande amigo (Obrigado Valtinho!).

Mesmo com alguns pontos baixos como a morte de Sherlock e seu retorno não muito bem explicado a obra merece nota 5 no Skoob, afinal poucos personagens fizeram tanto sucesso ao ponto de muitas pessoas acreditarem que foi uma pessoa real.

Boa leitura!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Natureza Humana com capa nova e descontão

Se você já leu ou já ouviu falar de "O Mistério de Boa Esperança", então já sabe sobre a aptidão de Dan Folter para construir mistérios.

Natureza Humana nasceu como um conto para uma seletiva da Editora Draco, mas acabou ganhando vida própria. Infelizmente, não sou conhecido pelas minhas capacidades como capista, por isso, chamei uma profissional para ajudar e o resultado vocês podem ver abaixo:

A nova arte, realizada pela Rebecca Stuppelo, mostra elementos que dialogam com a obra e convidam o leitor a desvendar mais esse mistério.

Sinopse: Equipe de imprensa vai à amazônia brasileira investigar as condições de trabalho, mas se depara com intrigas, crimes e muito mistério.
Seriam as lendas sobre o local, relatos verdadeiros?
Quando um deles é terrivelmente assassinado, inicia-se uma desesperada corrida por suas vidas, e por uma reportagem.

Natureza Humana é uma obra que mostra uma região importante do nosso país: a Amazônia. A história, narrada em cerca de 40 páginas mistura realidade e fantasia.

A realidade dos trabalhadores, explorados em madeireiras e garimpos, destruindo a natureza e a fantasia, quando seres oriundos do nosso folclore resolvem tomar uma providência.

Natureza Humana pode ser adquirido em e-book pela Amazon e, junto com a nova arte de capa, ainda está em preço promocional. Apenas R$3,00. Menos do que um saquinho de pipoca.

Baixe agora mesmo o seu clicando aqui: Comprar

E se você se interessou, mostre isso adicionando ao skoob ou avaliando depois de ler, assim outros leitores terão a oportunidade de conhecer essa obra.


Boa Leitura!

Dan Folter

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Literatura - Profissão ou Hobby?

Recebi recentemente uma solicitação inusitada.

Minha comadre, participante de uma ONG engajada na recolocação profissional de pessoas me pediu para escrever um artigo comentado a mudança pela qual estou passando.

A ONG para quem se interessar é: Unidos Somos Mais

A princípio, me senti orgulhoso. Compartilhar histórias é o que mais gosto de fazer.

Mas, com o tempo, pensei melhor... Será que eu sou exemplo de alguma coisa? Por que motivo alguém deveria se inspirar em mim para tomar qualquer decisão?

É muita responsabilidade.

Sim, eu mudei de vida. Trabalhei durante quase 20 anos no ramo da tecnologia e consegui (com uma ajuda enorme da minha esposa) ter uma casa própria e uma vida, sem luxos, porém confortável.

Em 2014 decidi desengavetar um projeto antigo, a publicação de um livro. Também estava cansado após anos e anos de muito trabalho e quase nenhumas férias. Decidi também ingressar em uma nova faculdade. O curso de letras vinhe de encontro a algumas atividades que sempre pensei em fazer: dar aulas e escrever livros.

Mas o destino me obrigou a adiantar esses planos. A crise econômica me incluiu na imensa lista de desempregados aonde permaneci por 7 meses.

As opções eram deixar a cidade que escolhi morar (Limeira) e voltar para o inferno paulistano ou me sacrificar num percurso de 120 quilômetros diários para manter o padrão de vida.

Decidi dar aulas de inglês aproveitando os muitos anos em contato diário com o idioma. Após algumas entrevistas e treinamentos, consegui um cargo como instrutor de inglês na escola em que atuo a um ano.

E o livro? Graças à ajuda da esposa e de amigos verdadeiros, consegui transformá-lo em realidade. Não consegui uma editora disposta a publicá-lo, mas encontrei uma disposta a fazê-lo desde que eu comprasse 150 livros de uma tiragem de 1000.

"O Mistério de Boa Esperança" é um sonho realizado e as críticas andam ótimas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esse texto poderia acabar por aqui, mostrando a incrível trajetória de sucesso de quem largou o trabalho empresarial e conseguiu fazer o que gosta, não é mesmo?

Infelizmente essa mudança toda só me foi possível porque me encontro em uma situação bastante diferente da maioria dos desempregados deste país.

Já tendo casa própria, minhas despesas são baixas. Ser casado com uma pessoa que ainda labuta na escravidão da tecnologia e rebeber um aluguel de outra propriedade fazem de mim uma pessoa privilegiada, subsidiada para viver seus Hobbies.

Sim, o trabalho como instrutor de inglês, por mais divertido e engrandecedor que seja, paga muito pouco. Seria impossível manter uma casa e uma família dessa forma.
Também não tenho filhos para criar. Não tenho outras vidas sob minha responsabilidade.

A literatura? As vendas de livros continuam a subir no Brasil ano a ano. Apesar disso, o brasileiro médio lê menos de um livro por ano. E quando o faz, provavelmente escolhe algo escrito por algum famoso autor internacional.
Um ano após o lançamento do meu primeiro livro, vendi menos da metade dos livros que adquiri e não consegui nem empatar o dinheiro investido, mesmo com as críticas ótimas que a obra vem recebendo.

Complemento minha renda escrevendo artigos freelance que também pagam valores quase ridículos, tudo na esperança de terminar a faculdade em 2019, conseguir um emprego que pague um pouco mais e seguir a vida esperando que a justiça resolva um processo parado desde 2008...

Devo então alertar aqueles que pretendem seguir o meu exemplo. É possível sim mudar de ares, mudar de profissão e ter realização pessoal, porém é preciso antes pensar nas contas à pagar e naqueles pelos quais somos responsáveis.

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Lançamento - Vítima da Sociedade de Dan Folter

Para comemorar meu aniversário em grande estilo, tenho a honra em apresentar meu primeiro lançamento de 2017: Vítima da Sociedade

Capa: 

Feita pela artista Rebecca Stupello, a capa é algo que me deixa bastante orgulhoso dessa obra. Não comentarei muito dela agora para não estragar a experiência dos primeiros leitores.

Sinopse: Quando tudo o que recebemos do próximo é a piedade, é chegada a hora de medidas extremas.

Sobre a obra: Muito se fala por aí de obras literárias contendo minorias como protagonistas. As pessoas reclamam que é preciso haver mais negros, LGBTs, mulheres, etc.

Por isso eu pergunto: Quantos livros você já leu cuja personagem principal é uma pessoa com deficiência física?
E em quantos desses livros ela não era uma coitadinha, mas sim uma pessoa que fazia algo por si própria?

Se você ficou curioso, então você precisa adquirir esse conto agora e lê-lo o mais depressa possível.
Vítima da Sociedade é minha primeira obra escrita em primeira pessoa onde exploro as mais variadas facetas da personalidade  da protagonista com muita ironia e algum humor negro.

Vítima da Sociedade está disponível em e-book pela Amazon.
Para comprar o seu, clique aqui: Vítima da Sociedade

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

E o prêmio Brasil entre palavras vai para: O Mistério de Boa Esperança

É com muita honra e alegria que informamos o resultado do prêmio Brasil entre palavras, na categoria ação, elegeu por votação popular o livro O Mistério de Boa Esperança de Dan Folter como o melhor de 2016.

O concurso realizado pelos blogs: CuraLeitura, Caderno da Lua, Clube do Livro e Amigos, As 1001 Nuccias, Livros da Nane e Entre Livros e Pergaminhos; e pelos canais: Hora do Jota e Mundo das Leituras convocou os leitores a eleger os melhores livros do ano que se passou em várias categorias.


Com uma votação expressiva de 92% dos votos, o livro não deu chances para os seus concorrentes e ganhou o seu primeiro prêmio desde que chegou ao mercado em abril de 2016.

Queremos agradecer de coração aos idealizadores do concurso por todo o trabalho, mas principalmente aos leitores que deixaram seus votos para nós.

E se você ainda não leu essa obra instigante, não perca seu tempo.
O livro pode ser adquirido diretamente com o autor com autógrafo e dedicatória ou pelos sites das principais livrarias do brasil.

Compre já o seu!

Dan Folter