sexta-feira, 25 de maio de 2018

Resenha - Liberte-se de Matheus Mundim

Olá meus amigos leitores?

Em primeiro lugar, nos perdoem pela demora.
Em segundo lugar vamos falar sobre um livro que você pode ler diretamente na tela do seu computador. Liberte-se, publicado no Wattpad por Matheus Mundim

Capa:


Capas bem feitas são comuns no Wattpad. O que costuma ser difícil por lá é encontrar boas histórias, mas essa surpreendeu...

SINOPSEOutono de 2012, uma série de misteriosos assassinatos assombrava os cidadãos de Circodema. Sabia-se que apenas um homem na região seria capaz de lidar com tal situação Porém, a despeito de seus méritos investigativos, o ex-detetive Edgar Visco era uma incógnita. Tudo na vida tem um preço, a instabilidade de algumas pessoas tem o seu. O assassino, por outro lado, o conhecia – assim o destino quis. 
Desejava-o tanto quanto se pode desejar, sentia as entranhas se contraírem ao som de seu nome e jurara que a própria voz seria a última que Edgar ouviria. O mesmo sangue que esquenta o corpo dos personagens mancha as ruas da cidade neste romance. Qualquer grito pode ser o último, qualquer deslize pode ser fatal. E no fim... 
Permita-se... Liberte-se.

DADOS TÉCNICOS: 2015, 207 páginas, Wattpad, Matheus Mundim
RESENHA: O Wattpad é uma plataforma gratuita para a publicação e leitura de livros dos mais diferentes estilos.
Por ser totalmente aberta não há um controle de qualidade propriamente dito, ou seja, qualquer um pode submeter seus textos na plataforma.
A avaliação é feita pelos próprios usuários que podem votar e comentar em suas obras favoritas.
Por esse motivo é bastante difícil encontrar materiais de qualidade por lá, mas, procurando bem, é possível achar coisas bacanas.
É o caso de Liberte-se.

ESTILO NARRATIVO:  Liberte-se é escrito em primeira pessoa em um sistema que intercala vários personagens. Cada capítulo têm o nome de quem o escreve no título para ajudar na compreensão do leitor.
O sistema funciona bem, mas apenas depois de uma certa insistência, já que no começo, mesmo com os nomes, ficamos um pouco confusos sobre quem é quem.
Também faltou uma melhor diferenciação entre as vozes, já que os trejeitos comuns não ajudam nessa parte.

NOIR: A história se passa na fictícia cidade de Circodema, um lugar que, pelas descrições do autor, me passou um clima bastante noir, com muitos bares, becos e lugares escuros.
Um detalhe interessante é que a criminalidade já foi tão grande que a pena de morte foi implementada e, após isso, as coisas melhoraram bastante nesse sentido.

MISTÉRIO: A trama trata de um novo assassino que surge e com uma polícia despreparada para ele. O homem que estaria preparado, porém, parece estar diretamente conectado ao crime, apesar de estar fazendo tudo para escapar dessa vida antiga.
O autor conseguiu levar o livro de forma competente, só explicando o mistério de forma definitiva nas últimas linhas do livro, embora tenha soltado pequenas pistas durante toda a trama.
A solução é bastante satisfatória e verossímil em relação ao que é construído.

PERSONAGENS: Um dos pontos altos de Liberte-se são os personagens. O protagonista, Edgar Visco é um homem bastante misterioso e se alterna entre herói e vilão na história. Torcemos por ele em um capítulo, mas fazemos o contrário no próximo.
Ajuda bastante na trama que o antagonista também seja um personagem muito interessante, capaz das maiores barbáries em um momento e de momentos de pureza e bondade no próximo. O mais interessante é que todas essas características são muito bem explicadas pelo autor.

COADJUVANTES:  A qualidade dos personagens se estende aos coadjuvantes. Temos o pessoal da delegacia, a namorada de Edgar e os colegas de trabalho. Todos bastante interessantes e que realmente ajudam a mover a história.
Como alguns capítulos são narrados por essas pessoas, conseguimos ter um olhar mais completo sobre o protagonista e não ficamos presos à visão deste, como é comum em narrações em primeira pessoa.

LINGUAGEM: Algo que me incomoda um pouco em livros com uma pegada urbana como Liberte-se costuma ser a linguagem. Numa tentativa de emular o jeito de falar das personagens, principalmente em narrativas em primeira pessoa, as obras costumam ser um festival de palavrões e frases mal construídas (de propósito, espero).
Mas isso não acontece em Liberte-se. O autor conseguiu escrever de forma correta e muitas vezes poética sem precisar apelar para esse clichê e tornou a leitura muito mais agradável.
Apesar disso, ele exagerou em uma palavras específica. "maldito" deve ter mais de 200 ocorrências na história, já que várias personagens abusam dela em momentos  de raiva.
Nada que desabone a leitura, apenas uma curiosidade.

O livro tem alguns poucos errinhos, mas, para uma leitura feita em Wattpad onde erros são o padrão, passa com folga.

CONCLUSÃO: Liberte-se é um oásis dentro de uma plataforma cheia de obras mal escritas ou clichê. É bem escrita, dinâmica, com ótimos personagens e leitura bastante fluida e agradável. Como o livro está sim cadastrado no Skoob ganhou justas 4 estrelas.

E você leitor? costuma usar o Wattpad? tem alguma dica de leitura por lá? Então deixe suas opiniões e dicas aqui nos comentários.

Abraços
Dan Folter!

Nenhum comentário: