sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Resenha - Sandman Vol.1 de Neil Gaiman

Hoje é dia de quadrinhos aqui no blog. Vamos resenhar a obra que tornou conhecido Neil Gaiman, esse grande autor que faz de tudo um pouco: romances, contos, HQs, roteiros...

Este encadernado contém as primeiras histórias de Sandman, publicadas no final da década de 80.

Capa:




A coisa já começa bem com a capa de extremo bom gosto com imagens sobrepostas e cores interessantes

SINOPSEFoi essa frase de T.S. Eliot que serviu para embalar o lançamento dessa série e também dar asas a imaginação de Neil Gaiman, um britânico destinado a criar uma das séries mais revolucionárias e inovadoras dos quadrinhos contemporâneos.Poucas HQs na história do mundo ocidental transcenderam o gênero e romperam barreiras como Sandman conseguiu. Mesclando mitologias modernas e fantasias sombrias, além de acrescentar elementos modernos, míticos e históricos, Sandman foi considerada uma das séries mais artisticamente ambiciosas dos quadrinhos. Quando foi concluída, em 1996, já tinha mudado a nona arte para sempre e se tornado um fenômeno de cultura popular, bem como um marco das HQs, tornando difusa a fronteira imaginária entre os quadrinhos de massa e o que consideramos como arte. A série conta a história de Morfeus, um dos perpétuos, criaturas análogas aos deuses, mas ainda maiores, responsável pelo Mundo dos Sonhos. Basicamente ele controla e tem acesso a todos os sonhos da humanidade e de todas as criaturas capazes de sonhar, sendo o senhor do Mundo dos Sonhos, a terra aonde vamos em nossas horas de sono. Quando uma ordem mística tentou capturar a irmã de Sandman, a Morte, em seu lugar eles capturaram Morfeus. Assustados com o que conseguiram, os membros da ordem o mantiveram cativo. E assim teve início um período de diversas décadas em que esse perpétuo ficou trancafiado à mercê de seus captores, deixando o Mundo dos Sonhos abandonado e os sonhadores desamparados. A série nos revela como ele se libertou e como foi capaz de se adaptar no mundo após tantos anos de ausência, e também nos mostra um vislumbre de sua história e da mitologia dos perpétuos.


DADOS TÉCNICOS: 2010 (1989), 616 páginas, Editora Panini, Neil Gaiman

LINKS PARA COMPRA: Sandman Vol1

RESENHA: Sandman é a obra conhecida por revelar Neil Gaiman definitivamente ao mundo. Por ser uma história em quadrinhos, pode haver um preconceito, algo como "isso é coisa de criança" mas garanto que o conteúdo aqui encontrado passa bem longe de ser infantil e janta muita literatura tradicional por aí.
Este encadernado contém 616 páginas, sendo um belo de um tijolo, o que, apesar de lindo, dificulta um pouco a leitura e impede completamente a portabilidade.
Mas foi feito para enfeitar estantes e isso ele faz com louvor.



O COMEÇO: Começamos com uma história maravilhosa onde Sandman, perpétuo responsável por gerir o sonhar é aprisionado por um humano ficando nesse estado por décadas. Sem alguém para controlá-lo, o mundo dos sonhos saí do controle desencadeando uma série de eventos que serão mostrados mais para frente.

ITENS MÁGICOS: O Homem que captura Sandman também lhe rouba seus itens mágicos: um rubi, um elmo e uma algibeira e esses itens acabam se perdendo pelo mundo, gerando uma busca por eles nas histórias subsequentes.

TUDO SE ENCAIXA: É muito interessante observar a capacidade de Gaiman em criar ramificações à partir de uma história aparentemente simples. A primeira história, aparentemente simples, desencadeia uma série de eventos que atingirá até os tempos atuais do personagem (o final da década de 80) e afetará outros personagens da DC bem como uma série de pessoas "normais"

CONTOS: Gaiman é conhecido por escrever ótimos contos. Muitos o consideram melhor contista que romancista, mas eu prefiro achar que ele manda bem em ambos. Do meio para o fim do encadernado, encontramos histórias que não estão conectadas à linha principal, mas onde o autor desfila toda a sua qualidade e criatividade nos deixando boquiabertos como no história "um conto de 1000 gatos", uma lição de vida.

CONCLUSÃO: Sandman de Neil Gaiman é leitura obrigatória para quem gosta do gênero fantasia. Também é uma excelente porta de entrada para quem tem algum preconceito com quadrinhos, pois há obras para todos os gostos e que merecem uma chance.



Essa edição ainda conta com extras como um prefácio escrito pelo próprio autor, rascunhos de páginas, esboços e conceitos dos personagens e um roteiro escrito por Gaiman para os desenhistas.
Vale cada centavo e nos deixa com vontade de ter a coleção completa.

Nota 5 porque não tem como dar 6!

E não esqueça de comentar a sua opinião sobre essa edição, os personagens, o autor ou esta resenha.

Abraços

Dan Folter!

Nenhum comentário: