quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Resenha - Prata da terra de Luciana Klanovicz

Olá meus amigos desinformados, tudo bem por aí?

Eu estou participando de um grupo de literatura no Facebook onde todo mês um livro é escolhido através de votação, lido e resenhado pelos membros. Se você quiser conhecer o grupo ele se chama GAB (Grupo de autores brasileiros).

E o livro de Janeiro foi o Prata da Terra da escritora Luciana Klanovicz. Vamos lá?

CAPA: 

Capa bonita e que vende a obra bem de acordo com o que encontramos nela. Mas EU sou lesado e sempre acabo lendo "Prala da lerra" mas sei que isso é coisa da minha cabeça.

SINOPSEAnnabella é uma moça da Toscana, filha de um comerciante, apaixonada pelo saber, pelos livros clássicos e por astronomia. Criada pelos tios que são artistas e admiram o novo mundo do conhecimento moderno, ela se apaixona por Giuliano, filho de um patrício, o senhor de Vicco. Em meio a uma Itália que experimenta uma revolução científica e de costumes, Annabella vê-se envolvida por um mundo de conflitos de poder, enquanto defende a unhas e dentes seu amor, sua independência e sua liberdade.

DADOS TÉCNICOS: 2018, 407 páginas, Independente, Luciana Klanovicz

RESENHA: Prata da terra é uma mistura de romance de época com romance histórico. É bem mais romance de época, se passando na Itália entre os séculos XVI e XVII, mas também é histórico porque a autora usa (com bastante propriedade) fatos e personalidades históricas para enriquecer o cenário.

UMA HISTÓRIA DE AMOR: Prata da terra apresenta a trama de Annabella e Giuliano, um casal que se apaixona na juventude e tem tudo para ficar junto, mas... (sempre tem um "mas"), o casal é jogado numa rede de intrigas e interesses que faz com que esse romance tenha muitos altos e baixos.
Apesar dos equívocos cometidos pelo casal, nós torcemos para que eles fiquem juntos, afinal sofrem o diabo durante a história. Será que a autora deu um final feliz para eles ou preferiu ser mais realista? Não vou dar esse spoiler. Leia e descubra.

ANNABELLA: A autora optou por fazer uma mulher à frente do seu tempo, o que vai de encontro aos anseios atuais do público leitor. A protagonista é decidida, independente e inteligente, uma mulher das ciências (dentro do que era possível na época)
Mas toda essa racionalidade vai pelo ralo quando Giuliano entra em ação. O mocinho é capaz de derreter toda essa lógica e deixa a protagonista sempre numa batalha interna entre esses dois lados.

GIULIANO: O protagonista é um nobre que renega suas origens e prefere ser um soldado, conhecer o mundo no lombo de um cavalo, mas ele se mostra impulsivo e, por vezes, ingênuo, o que acaba por fazer com que seja manipulado com certa facilidade.
Também o achei um pouco "fujão" na hora de resolver os problemas, sempre tentando deixar rolar e esperando que a solução acabe chegando sozinha.

MUITAS INTRIGAS:  A trama se baseia nas intrigas. Interesses econômicos, românticos, lutas de classe e ascensão social são as motivações para a maioria dos conflitos apresentados. Funciona bem e olha que a autora ainda achou espaço para encaixar guerras, peste, naufrágios e até a santa inquisição. É intriga que não acaba mais.

PONTOS POSITIVOS: Os personagens de Prata da Terra são bastante interessantes e alguns deles trazem mais de uma camada. Eles evoluem durante a obra e não são estereotipados.
O cenário também é bom, fruto do conhecimento da autora tanto de história quanto de alguns dos locais retratados, o que nos ajuda a "enxergar" na mente onde tudo acontece.

PONTOS NEGATIVOS: Prata da Terra tem 407 páginas. Mas dava para enxugar um pouco. Principalmente na primeira parte, notei que a mesma explicação é dada mais de uma vez. A autora também abusa das explicações, o que pesa um pouco no texto. O ideal seria mostrar mais e explicar menos. Por causa disso a leitura não é das mais fluidas, apesar da boa história.
Também senti falta de uma preparação de texto e revisão mais cuidadosas, coisa que pode ser facilmente resolvida.

CONCLUSÃOPrata da Terra é um romance de época bastante adequado para agradar os fãs do estilo. Tem romances avassaladores, intrigas e várias alternativas na trama. Tem personagens e cenário acima da média mas precisava perder umas gordurinhas.

Nota 4,0 no Skoob,  um livro muito bom.



E essa foi a nossa primeira resenha de 2019, mas muitas outras virão. Fique de olho!

Abraços

Dan Folter

Nenhum comentário: