sexta-feira, 29 de março de 2019

Watchman - Análise Literária

Feliz 2019 a todos!

E hoje vamos fazer uma análise dessa obra sensacional que é Watchman.

ATENÇÂO!
Tanto o vídeo quanto o post têm spoilers, então se você não leu a obra nem leu o filme, pare agora, leia, assista e depois volte aqui.

Vambora?

Assista também ao vídeo: 

DADOS TÉCNICOS: 1986, 416 páginas, DC, Alan Moorre, Dave Gibbons


CAPA


Capa (ou capas se pensarmos no lançamento original em 12 edições) genial. A capa sempre contém um elemento que será ampliado na própria história.

Nota 5,0

SINOPSEO ano é 1985. Os Estados Unidos são uma nação totalitária e fechada, isolada do resto do mundo. A presença de arsenais nucleares e dos chamados super-heróis mantém um certo equilíbrio entre as forças do planeta... até que o relógio do fim do mundo começa a marchar para a meia-noite e a raça humana para um abismo sem-fim. 
A sombria e inigualável trama tem início com ilusões paranoicas do supostamente insano herói Rorschach, um dos Watchmen que patrulhavam os EUA décadas atrás. Mas ele estaria realmente insano ou na verdade teria descoberto uma sórdida conspiração para assassinar super-heróis -- ou, pior ainda, milhões de civis inocentes? Fugindo da lei, Rorschach junta-se a ex-companheiros do passado em uma desesperada tentativa de salvar suas próprias vidas... e o que acabam descobrindo, além de abalar suas estruturas, poderá alterar o próprio destino do planeta Terra! 
Seguindo duas gerações de heróis mascarados, desde a Segunda Guerra até os tensos anos da Guerra Fria, surge esta pioneira epopeia de ódio, amor, reencontros impossíveis, grandes reviravoltas e muita ação, como só a criatividade de Alan Moore e Dave Gibbons poderia conceber! 
WATCHMEN foi considerada pela revista TIME uma das cem melhores obras em língua inglesa de todos os tempos. .

Quadrinhos não possuem sinopse propriamente dita, então pesquei uma feita para a versão nacional, apenas para que o leitor se informe a respeito da obra.


PÚBLICO-ALVO: O público-alvo de watchmen na época de seu lançamento era formado pelos leitores de super-heróis da época. Pensamos então em adolescentes do sexo masculino em sua maioria. Até por isso a pequena presença de personagens femininas na obra e a falta de preocupação com a diversidade em alguns ângulos.
Graças à ela (e a várias outras da mesma época) o público-alvo deixou de ser tão limitado e se tornou o que vemos nos dias atuais.

Nota 4,0

TRAMA/ENREDO: A obra mostra (aparentemente) a investigação do assassinato de um antigo vigilante mascarado (O comediante), mas vai engrandecendo e ganhando camadas.
É o tipo de obra que revela novas facetas e detalhes cada vez que é lida.
Quebrou vários paradigmas em sua época e ainda funciona muito bem, mesmo mais de 30 anos após seu lançamento.

Nota 5,0 

NARRAÇÃO: Aqui vou falar um pouco sobre a arte, já que se trata de um quadrinho. A arte de Gibbons pode até parecer simplória para alguns, mas eu acho muito acima da média e perfeita para a obra.
A riqueza de detalhes e referências é absurda e também merece ser relida apenas para se apreciar a essa parte.
Detalhe para o capítulo V que tem as páginas simétricas (a primeira com a última e assim por diante), assim como o detalhe de o primeiro quadrinho e o último mostrarem a mesma imagem.

Nota 5,0

VEROSSIMILHANÇA: Antes de watchmen o mundo dos super-heróis era apenas o nosso mundo como ele é, só que cheio de pessoas com poderes.
Aqui o mundo se alterou em virtude desses seres ao ponto de o resultado de guerras e eleições presidenciais terem sido alteradas.
A verossimilhança é irretocável.

Nota 5,0

PERSONAGENS: Watchman não é uma obra sobre super-heróis. É uma obra sobre vigilantes, pessoas totalmente tridimensionais, cujas escolhas e princípios fazem diferença na história.
Cada personagem tem as suas origens e seus dramas profundamente explorados, ao ponto em que chegamos a concordar com escolhas que seriam de outra forma duvidosas devido à habilidade dos autores em nos fazerem compreender o porquê de cada uma delas.

Nota 5,0

LINGUAGEM: A linguagem é um pouco mais truncada do que se esperava para um quadrinho da época. Há texto para ser lido em grande quantidade.
Mas a escolha foi necessária justamente para subir o nível dos temas abordados. Pode ser um pouco difícil para adolescentes e praticamente incompreensível para crianças.

* inclusive, pelos temas abordados, não é uma obra indicada para crianças.

Nota 4,5

DIÁLOGOS: Os diálogos são inteligentes, carregados de ironia e de mensagens retóricas, até por isso fica complicado para os mais novos compreenderem as nunces da obra.
Exemplo: Numa fala do comediante, ele é perguntado sobre o sonho americano e responde que ele foi realizado. É preciso conhecimento do que é o sonho americano para compreender essa fala e isso se repete por toda a obra.

Nota 5,0

FINAL: O final da obra é outra grande quebra de paradigma e lá entendemos definitivamente que Watchmen não é sobre heróis, uma vez que decisões questionáveis são tomadas.
Até por isso, muita gente não gostou do final na época do lançamento.
Algo que também costuma ser questionado é que o final é aberto. A revista termina com um gancho, já que os personagens optam por ocultar tudo o que aconteceu, sem saberem que um diário contando boa parte de tudo foi encontrado pela redação de um jornal.
Cabe ao leitor imaginar o que aconteceu em seguida, apesar de muitas pessoas preferirem uma explicação.
Em minha opinião, o final é irretocável.

Nota 5,0

CONCLUSÃO: Watchmen é uma obra para ser aplaudida de pé, cheia de camadas, quebra de paradigmas e desconstrução. Se você ainda não a leu, corra porque vale muito a pena.
E o filme?
O filme funciona razoavelmente bem para quem leu a revista, mas só consegue mostrar uma das camadas superficiais da trama, além de alterar algumas coisas, como o final. O ideal seria mesmo uma série com 12 episódios onde seria possível mostrar com mais calma os acontecimentos.


A nota final de 4,8 mostra bem a qualidade da obra. Um dos melhores quadrinhos, bem como obra literária de todos os tempos.

E você já eu essa obra? Qual a sua opinião à respeito dela? e desta avaliação?

Converse com a gente através dos comentários.

Abraços literários

Dan Folter!

Nenhum comentário: