segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Resenha - O andarilho das sombras - de Eduardo Kasse

Quando se inicia a leitura de um livro e o tema é vampiros, dá logo um frio na espinha. E não é porque o tema traga medo, mas sim pelo risco de ter em mãos outra obra do nível de Crepúsculo.

Graças aos Deuses a dúvida é desfeita logo nas primeiras páginas, pois Harold Stonecross é um monstro, amaldiçoado com a vida eterna, alguém que nunca mais poderá ver a luz do sol. Notar alguma influência de "Vampiro, a máscara" na obra me deixou ainda mais feliz e tranquilo.

Esse é o plot de "O Andarilho das Sombras" do autor Eduardo Kasse, lançado pela editora Draco.

Uma história onde acompanhamos o protagonista em duas tramas simultâneas. O tempo "presente" e o passado. A técnica de escrever usando flash back parece estar na moda, mas o autor consegue fazer isso sem ser chato ou perder o foco, pelo contrário, ele te deixa curioso em saber o final das duas histórias.

Acompanhamos todos os amores, dramas e caçadas de Harold, seus sonhos, suas lembranças e toda a dificuldade que um vampiro tem para se alimentar, ocultar-se durante o dia e não despertar suspeitas sobre a sua verdadeira natureza.

A escrita do autor é rica e o trabalho de pesquisa parece ter sido grande, graças ao cuidado dedicado aos detalhes de época. Eduardo Kasse com certeza conseguiu me deixar curioso para ler outras obras suas.

Valeu 4 estrelas de 5 pois não fiquei totalmente satisfeito com o final. Uma escolha coerente do autor, mas que não foi de encontro ao que eu desejava. 

Fica também uma ligeira advertência para as pessoas mais religiosas, pois a posição do personagem quanto ao cristianismo e, principalmente quanto à igreja católica podem soar ofensivas para alguns. O linguajar utilizado, sem frescuras, também pode ser um problema se você não gosta do estilo, mas me rendeu boas risadas durante a leitura.

Se você não tiver problemas com religião e quiser ler uma história sobre vampiros como eles devem ser, aproveite O andarilho das sombras.


Nenhum comentário: