domingo, 4 de junho de 2017

Resenha - Neo Nefelins (segredos revelados) de E.F. Costa

Olá Pessoal.
Estamos em férias do trabalho, mas o blog não para. E como avião é um convite para a leitura, vamos ter algumas resenhas chegando rapidinho. A de hoje é sobre o livro digital Neo Nefelins (segredos revelados) do autor brasileiro E.F. Costa.

CAPA: 

A capa, apesar de bonita e de contar com elementos que remetem à história acabou por me passar uma ideia errada. Mas aviso que o problema foi de entendimento da minha parte.
Os olhos grandes e o nome do personagem principal me lembraram lobos, então achei que a mitologia retratada tivesse algo a ver com lobisomens...


SINOPSESeria legal ter outra vida? Obter poderes sobrenaturais para fazer coisas incríveis? Willem Fenrir vivia sua vida de estudante e sonhador sem maiores preocupações do que as de sempre. Amor não correspondido, falta de dinheiro para fazer o que quer, entre outros dilemas... Tudo começa a mudar quando ele descobre ser filho de um ser espiritual com grande influência no mundo. 

Willem descobrirá nesta jornada quem são os Nefelins, a oculta Guerra Espiritual, seus Dons e Poderes sobrenaturais, bem como seu destino. Qual escolha ele irá tomar? Reinar secretamente sobre os humanos ou defende-los? Descubra acompanhando essa aventura! 

DADOS TÉCNICOS: 2016, 388 páginas, Independente, E.F. Costa

RESENHA: Willem Fenrir (ainda acho esse sobrenome meio de lobisomens) é um menino normal de primeiro ano do segundo grau na pacata cidade de São Estevão.
Ele faz o típico modelo de adolescente que não se encaixa na sociedade, até que, num lindo dia descobre que tem poderes sobrenaturais.

Essa descoberta é feita na forma de uma carta que ele e alguns colegas de colégio (inclusive a namorada) acabam recebendo.

Descobrimos então que eles são Nefelins. filhos de anjos e humanos, destinados a trazer o balanço de volta ao nosso mundo. Para fazer isso eles precisarão lutar contra humanos possuídos por anjos caídos (demônios) assim como os próprios anjos do mal.

PASSAGEM DO TEMPO: O Autor encontrou uma forma de acelerar o treinamento do grupo. Eles vão para um lugar onde o tempo passa bem mais devagar do que em seu mundo natal e passam cerca de dois anos lá dentro.
Quando retornam estão mais velhos, algo que seria facilmente notado pelos colegas e professores, apenar disso, todos parecem não perceber a diferença.

MITOLOGIA ANGÉLICA: Se você já leu a batalha do apocalipse ou outra obra do "Spohrverso" sabe do cuidado que ele teve ao descrever como cada classe de anjo funciona, chegando até a ser repetitivo. Em neo nefelins, acontece o contrário. O autor explica muito pouco e fica difícil entender como as coisas realmente funcionam.
Sabemos que os nefelins foram projetados para servirem ao lado escuro da força, mas não se sabe como eles podem ser mais fortes que os anjos, se tem apenas uma parte dele.
O autor traz um conceito energético chamado "sephiroth" para explicar, mas, para mim, ficou bastante confuso.

MEIO MANGÁ: As lutas são bem descritas, mas as transformações sofridas pelos personagens principais, assim como as armaduras que eles usam a partir de certo ponto, me fizeram lembrar bastante de alguns animes e mangás, principalmente cavaleiros do zodíaco. A diferença é o uso de espadas e até armas de fogo.
Eles também ficam com cabelos e unhas maiores ao se transformarem, outra influência bastante japonesa, ao que parece.

EVOLUÇÃO DE VIDEO GAME: Tomando cuidado para não dar spoilers, o livro acaba tendo uma sequência que lembra um jogo de video game, com o nível de dificuldade das missões e dos "chefes de fase" sendo elevado de forma gradual até o embate final.

DUALIDADE QUE NÃO FUNCIONA: O autor promete durante toda a história, a existência de um embate entre o bem e o mal dentro do protagonista. Mas essa promessa acaba passando longe de ser cumprida e sentimos que toda a ameaça acabou sendo para nada.

CANSATIVO: 388 páginas acabou sendo muito para um livro de fantasia sem muita novidade. Dá para perceber que o autor sabe escrever e tem uma boa história em mãos, mas ela precisa de uma edição qualificada para cortar esses excessos e de uma revisão cuidadosa para se transformar em livro impresso.

MEDIANO:  Fica com 3 estrelas de 5 possíveis. Leia somente se você gosta bastante de fantasia Young Adult.

Nenhum comentário: