domingo, 17 de fevereiro de 2019

Resenha - Luz e Sombra de Anaté Merger

Salve galera!! Como estão?

Hoje eu vou resenhar para vocês outra excelente leitura desde comecinho de ano. Vamos falar do romance Luz e Sombra da escritora brasileira Anaté Merger.

CAPA: 

Capa que vende bem a obra. É bonita, deixa claro que tipo de história iremos encontrar e mostra várias referências que serão encontradas durante a leitura. Um ótimo trabalho.

SINOPSE"Virgílio é um engenheiro carioca, entediado, taciturno, que nunca amou ninguém e tem na restauração das antigas fazendas de café a sua única paixão.

Ao estar prestes a adquirir mais um imóvel para ser restaurado, ele se depara com um quadro cuja figura, até então sem nome, lhe assombrava os sonhos : Olympia, filha de um barão, em um quadro do século XIX. O olhar azulado da moça o atrai de uma maneira obsessiva e aos poucos ele se envolve numa trama cada vez mais absurda, com joias misteriosas e uma inusitada carta.

Ao tentar descobrir o que as linhas amareladas escondem, Virgílio se encontra em um emaranhado de artimanhas e chantagens, amor e ódio, onde o ontem e o amanhã se confundem durante um cruzeiro pelo Atlântico no ano de 1873 e o poder da luz sobre as sombras surge nos lugares, nas pessoas e nas atitudes mais improváveis."

DADOS TÉCNICOS: 2017, 409 páginas, Editora Bezz - Leque Rosa, Anaté Merger

LINK DE COMPRA: https://www.amazon.com.br/dp/B01N5URZW8

RESENHA: Sabe aquele livro que começa meio devagar (apesar de bom) e vai te ganhando com o passar das páginas? Foi assim que se deu a minha leitura de Luz e Sombra.
Nos primeiro dias eu lia um capítulo e parava, depois lia dois e nos últimos dois dias li a segunda metade do livro praticamente de uma só vez.
Isso porque a história foi me pegando de leve, atiçando a minha curiosidade até o ponto em que eu queria muito chegar ao final.

ROMANCE HISTÓRICO?  Luz e Sombra se apresenta como romance histórico, mas o livro tem partes modernas misturadas com as antigas. Ele conta a história de Virgílio, um homem que se apaixona por uma mulher em quadro antigo e que acaba envolto numa trama onde ele fez (ou faz?) parte desse passado.

QUEBRA-CABEÇA: A trama da obra começa a trazer elementos misteriosos como uma caixa escondida na moldura de um quadro, jóias que desaparecem no presente e reaparecem no passado, uma carta que pode explicar tudo, mas que por alguns desvios não pode ser lida.

Todos esses elementos se juntam para montar um quebra-cabeça muito bem construído.
Não se engane se algo parecer meio mal explicado em certa parte da trama. Você receberá uma explicação condizente em algum lugar mais à frente e isso move muito bem a leitura adiante.

ROMÂNTICO NA MEDIDA CERTA: É muito bom poder ler histórias de amor onde o sentimento não é tratado de forma piegas, mas com uma aproximação satisfatória da realidade. A história não fica centrada no romance dos protagonistas, mas gira em torno dele, o que a torna bem mais interessante e imprevisível.

FEMINISTA NA MEDIDA CERTA:  A autora nos mostra uma obra com personagens femininas fortes, sem retirar-lhes a feminilidade ou torná-las panfletárias. A solução de um homem que se comporta diferente daqueles do seu tempo devido à diferença de época também torna tudo muito mais real, sem que se apele para personagens estereotipados.

ÓTIMOS PERSONAGENS: Falando nos personagens, você vai encontrar de tudo um pouco em Luz e Sombra. As personificações mostram pessoas com motivações interessantes e cujas ações refletem essas motivações. Nada de mocinhos e vilões, mas pessoas como elas são.
Destaque para os dois protagonistas: Olympia que se mostra uma pessoa disposta a tudo para manter os seus princípios e Virgílio, alguém que é praticamente um "passageiro" da própria vida e que luta para retomar esse controle.

FINAL PODERIA TER ESTRAGADO TUDO: Em certa parte da obra, tudo indicava que a autora iria tomar uma decisão que estragaria a obra, destruindo a trama em troca de um final piegas.
Uma certa senhora com uma estranha pedra na praia me deixou pronto para uma solução "Deus ex-machina", mas a autora encontrou uma maneira de finalizar o livro de forma satisfatória sem estragar tudo.
Ao que tudo indica, baseado em uma metalinguagem dos últimos capítulos, acredito que a autora se descabelou para chegar a essa solução, mas ela conseguiu e o livro termina de maneira magistral.

CONCLUSÃO Luz e Sombra é uma obra que me fez lembrar dos romances de Jane Austin (não por acaso) e também da série Outlander porque entrega uma trama romântica sem ser piegas, mas ela chega a ir além porque a autora construiu um roteiro cheio de idas e vindas (literalmente) e que se completa de forma muito satisfatória.

Nota 4,5 no Skoob, um livro com potencial para se tornar um best seller no futuro.

E você? já tinha lido ou sequer ouvido falar dessa obra? Então corre lá e adquire o seu, pois vale muito a pena

Abraços

Dan Folter

Nenhum comentário: