segunda-feira, 11 de abril de 2016

Resenha - Equilíbrio de Flavia Mariano

Nessa minha caminhada literária, tenho me esforçado para não ter preconceito com nenhum tipo de leitura. O mesmo vale para a auto-ajuda. Se não é o meu estilo preferido, também não vou execrar quem gosta.

Equilíbrio da autora Flavia Mariano é um livro de auto-ajuda disfarçado de ficção. Me pareceu uma boa ideia a princípio, em vez de conversar com o leitor, ele seria ajudado pelas experiências da personagem.

Não funcionou...

Primeiro que a mensagem que a autora deseja passar (um carpe diem ou viva sem ser tão amarrado ao trabalho) é repetido como um mantra durante a história de forma forçada e irritante.

Segundo que a história em si é mal estruturada e desinteressante. Você passa o livro inteiro se forçando a continuar, esperando que finalmente aconteça algo de relevante, mas os conflitos propostos são apenas pretextos para a autora repetir o seu mantra.

Terceiro que a personagem é uma pessoa extremamente chata e sem personalidade e que não agrega nada ao leitor.

Em muitas das minhas resenhas, quando eu não gosto de alguma coisa no livro, sempre procuro deixar a sugestão para que as pessoas leiam e tirem suas próprias opiniões. Nesse caso, vou abrir uma exceção e recomendar que ignorem esse livro baseado na própria mensagem dele:
"Nosso tempo é muito valioso para desperdiçar, leia algo melhor"

Fora essa capa mal feita...

Nenhum comentário: