quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Resenha - Star Wars - Herdeiro do Império de Timothy Zahn

Saudações leitores.

Já fazia um tempinho que não saia resenha aqui no desinformadoss, mas é por alguns bons motivos.

A correria da vida é claro, mas, especialmente o livro que vos trago hoje:



Star Wars: Herdeiro do Império (Trilogia Thrawn #1)



Capa: 

A imagem da capa faz jus à edição lida por mim. Comprei o livro que tem 404 páginas em sua versão original em inglês (afinal professor de idiomas precisa se aprimorar) e isso fez com que a leitura, apesar de prazerosa, fosse um tanto lenta.

Resenha: Cheguei a esse livro após ouvir elogios rasgados em um episódio do podcast Ghost Writer e resolvi arriscar. Conheço o universo de Star Wars pelos filmes (assisti todos), mas não havia me aprofundado em seu universo expandido.

Aqui vai o primeiro alerta para quem pretende ler o livro: Só o faça se você já for iniciado no universo do cinema. A obra se passa logo após o filme "O retorno de Jedi" e tem muitas referências ao que aconteceu no cinema. Sem isso, fica complicado entender o livro.

Trilogia sim, mas sem cortes abruptos: Algo que me irrita em livros com sequências são os cortes. Prefiro livros que tem começo, meio e fim como este, mas deixem um gancho para a continuação, assim, ninguém fica com a sensação de ter lido apenas "meio" livro.

Fiel às origens: Todos os personagens de Star Wars foram retratados com precisão. Nada de novas versões de ninguém, os fans podem ficar tranquilos que Timothy Zahn sabia muito bem o que estava fazendo. Para os mais aficionados, vale prestar atenção como ele representa bem todas as naves que rebeldes e império utilizam, mostrando muito conhecimento do universo.

Um grande vilão: Marca constante em Stars Wars (fora o Kilo Ren) o vilão (Almirante Thrawn) é um excelente personagem. Um gênio tático, calculista e que mete medo em seus subordinados. E isso engrandece muito a história, além de nos deixar curiosos quanto a seus próximos passos.

Legends, mas nem tanto: Após a compra da franquia pela Disney, este e outros livros considerados antes como parte do universo regular foram "rebaixados" à legends. Isso significa que os acontecimentos aqui narrados não influenciam no que será visto no cinema, na cronologia regular, embora vários fatos vistos no sétimo filme da franquia tenham sido inspirados nele.
Temos uma princesa Leia grávida de gêmeos, por exemplo, enquanto vive um casamento não muito estável com Han Solo.
Lembra alguma coisa ?

Nota máxima: Um livro que tem tudo o que um fan de Star Wars espera, bem escrito e muito bem fechado. Com personagens fieis e descrições magnificas. 5 estrelas e recomendação para todos os fans da franquia.

Nenhum comentário: