quarta-feira, 22 de março de 2017

5 motivos para ler nacionais

Você se considera preconceituoso em relação à literatura brasileira?

Talvez você ache que não, então pense aí rapidamente em 5 autores nacionais que você gosta...

Se você teve dificuldades em responder a essa pergunta, então talvez haja sim um pouco de preconceito quanto à literatura nacional. Talvez você ache que tudo se resume aos grandes clássicos, aqueles livros que nos obrigavam a ler na escola e que odiávamos.

Apesar de a leitura dos clássicos também valer a pena, quero falar sobre obras contemporâneas. Se você gosta de literatura já ouviu falar de Rowling, Martin, Collins, Tolkien e tantos outros autores de sucesso internacional e até já leu algumas obras deles.

Claro que esses autores são interessantes e merecem ser lidos, mas o pessoal aqui do Brasil também faz um bom trabalho e merece uma chance. Quer entender por que? Confira:


- O livro é escrito originalmente em português: Quando você lê um livro internacional, você não lê a obra original, como foi pensada pelo autor, você lê uma versão traduzida. E por mais habilidade que o tradutor possua, é impossível passar as mesmas sensações que o original.

- Muitas histórias se passam em nosso país: Não é gostoso ler a descrição de um lugar e já ter estado lá? Nem todos podemos estar o tempo todo em Nova Iorque, Londres ou Paris, mas nos identificamos ao ler uma história em Salvador, Porto Alegre ou Brasilia.

- Tem gente como a gente: Personagens com nomes estranhos, vivendo em lugares muito diferentes e com costumes completamente distintos do nosso são encontrados nas obras internacionais. Se por um lado é interessante conhecer outras culturas, faz falta ver Josés e Marias comendo aquele prato de arroz com feijão.

- O autor é acessível: Mesmo com tantos eventos internacionais e redes sociais, ainda é difícil estar em contato com autores que não falam a mesma língua e estão do outro lado do mundo. O autor nacional é mais acessível, está a um tweet de distância.
 É muito mais fácil conseguir um autógrafo, um marcador, ou até mesmo bater um papo com os autores brasileiros. Os eventos literários acontecem o tempo todo por várias cidades do Brasil e há sempre uma grande quantidade de escritores conversando com os leitores, autografando, fazendo amizade.

- Você incentiva a economia: Quando você compra um livro brasileiro, você movimenta uma cadeia que incluir muito mais do que o escritor. Editora, distribuidores, livrarias e uma infinidade de profissionais têm seus empregos movidos por essa indústria.

Na hora de escolher sua próxima leitura, dê uma chance a um autor nacional.

Nenhum comentário: