segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Resenha - Uma encomenda para um novo mundo de Deco Sampaio

Começando Agosto com resenha de livro nacional?
É isso mesmo galera.

Achei esse livro numa promoção na Amazon e arrisquei. O resultado você confere agora.

Capa:


Pela capa vemos que o livro foi premiado. Será que mereceu?

SINOPSEThomas Waldmann está indo para um encontro em meio ao deserto do Atacama. Fazem 350 anos que a reunião foi marcada, ele não pode faltar. Durante seu trajeto ele revelará como e por que esse encontro é necessário. Fazem poucos meses que ele acordou do coma em um futuro muito distante daquele que possui recordações de ter vivido. Descobriu um mundo renovado, onde as questões socioambientais são primordiais. Neste novo cenário o Brasil tornou-se o mais admirável país do mundo e as pessoas são educadas e altruístas. Thomas desvendará seus vínculos e segredos implicados nessas modificações desconcertantes. Venha se aventurar nessa trajetória de vida de 350 anos, distribuídas em capítulos que alternam momentos do passado e do presente.

Os leitores terão muitas surpresas, reflexões e mistérios. Serão desafiados a encontrar as respostas, pois saber a verdade pode mudar o mundo.

DADOS TÉCNICOS: 2015, 180 páginas, Amazon , Deco Sampaio

RESENHA: A literatura é mesmo fascinante. Ao iniciar este e-book me deparo com uma nota do autor dizendo que o nosso planeta está em risco. E como engenheiro florestal é função dele nos alertar dos perigos que estamos causando à nossa querida Terra. Ele adverte que se você não gostar do tema e quiser desistir, que fique à vontade.
Eu prossegui.

FICÇÃO CIENTÍFICA AMBIENTALISTA? Claro que este rótulo é apenas uma brincadeira da minha parte, mas Uma encomenda para um novo mundo pode sim ser definida como uma obra ambientalista. Sem ser "ecochato" o autor consegue nos mostrar o que ele considera seria necessário para que o nosso planeta se recuperasse de toda a destruição por nós causada, e faz isso através de uma história enigmática e interessante.

TRAMA: A história narra a vida de Thomas Waldmann, um homem que acorda do coma em um futuro longínquo onde a Terra está completamente diferente. Ele se maravilha ao ver uma sociedade sustentável, altruísta e pacífica.
Mas esse homem tem um encontro no meio do deserto do Atacama e ele precisa se lembrar de como tudo aconteceu, já que acordou do coma, apesar de se lembrar que esse encontro foi marcado mais de 300 anos atrás.

FLASH BACKS: O autor usa de uma alternância de capítulos entre o "agora" e o passado do personagem. Vamos juntamente com ele e com outros personagens secundários desvendando toda a trajetória que o levou até ali, inclusive o fato do homem ter, aparentemente, vivido 300 anos.

PERSONAGENS: Uma encomenda para um novo mundo gira bastante em torno do personagem principal, já que o livro é narrado em primeira pessoa. Dessa forma sabemos tanto quanto o personagem e, por isso, há menos destaque para os outros personagens.
A construção, tanto do protagonista, quanto dos coadjuvantes é coesa e somos capazes de compreender sem problemas as características e motivações de cada um deles.

OS FIM JUSTIFICAM OS MEIOS:  Apenas nas páginas finais do livro é que entendemos como tudo aconteceu de verdade. Qual era o papel de Thomas, quem ele está indo encontrar e como ele foi capaz de viver tanto tempo.
Devo dizer que tudo foi muito bem explicado e o livro não apresenta problemas de coerência ou verossimilhança. Todas as tecnologias estão de acordo com as extrapolações propostas e o fato de o autor também ser engenheiro florestal, assim com o personagem principal faz com que ele domine o campo escolhido para a história.

DISTOPIA/UTOPIA: A velha e boa dupla entre distopia e utopia fazem uma boa combinação nesse livro, afinal o mundo do futuro é maravilhoso e o Brasil é o melhor país do mundo, uma bela utopia, mas o que foi preciso fazer, o que foi necessário sacrificar para que esse futuro seja possível é o ponto alto do livro.

Li em algumas resenhas que o livro é surpreendente e alguns o colocaram ao lado de grandes clássicos como 1984 ou Admirável mundo novo,  o que eu achei um tanto exagerado, apesar de ser um bom livro.

CONCLUSÃO: Uma encomenda para um novo mundo é uma ficção científica nacional bastante competente e vai agradar ao apreciadores do gênero. A questão ecológica não só não incomodou, como ainda engrandeceu a história, dando uma excelente motivação para a trama.
O número de erros de revisão é baixo e a diagramação está ok para um e-book. Nota 3,5. É uma obra que vale a pena, mas que não é tão maravilhosa quanto me foi ventilado.

Leia se você gosta de ficção científica e quer uma nova perspectiva dentro do gênero.

Não leia se você fica irritado com qualquer coisa que defenda pontos ambientalistas.

E você leitor? Já leu esta obra? qual sua opinião sobre ela?

E sobre essa resenha? concorda? discorda? quer acrescentar algo?
Então deixe o seu comentário.

Abraços
Dan Folter!

Nenhum comentário: