sábado, 8 de dezembro de 2018

Análise Literária - Avassalador de Josiane Veiga

Olá meus caros desinformadoss. Tudo bem por aí? Espero que sim!

Faz tempo que eu quero ir um pouco além da resenha, então criei a sessão "Análise Literária" onde vamos destrinchar uma obra de forma um pouco mai técnica. Se você é escritor, uma boa oportunidade para compreender melhor esse nosso mundo literário, se você é só leitor, uma ideia melhor sobre a análise de obras além do "gostei" ou "não gostei".

E a primeira obra que irá inaugurar o novo modelo dessa sessão é Avassalador da escritora brasileira Josiane Veiga.

Essa é a segunda obra que leio da escritora. A primeira, Esmeralda, foi resenhada e o resultado você podem ver aqui: http://desinformadoss.blogspot.com/2017/01/resenha-esmeralda-de-josiane-veiga.html

A análise irá dar uma nota de 0 a 5 para cada item com direito a nota e meia. No final chegaremos a uma nota resumida.

* Lembrem-se que essa análise é uma exposição da opinião pessoal do blog e não pretende-se aqui ditar regras. Você pode (e deve) discordar de nós, desde que seja gentil e educado. :-)

Vamos lá:

DADOS TÉCNICOS: 2016, 228 páginas, Independente (Amazon), Josiane Veiga

CAPA

Vários elementos formam a capa de Avassalador: O casal em destaque deixa claro que teremos uma história romântica. As roupas deles e as montanhas ao fundo tentam nos passar que se trata de um romance de época, algo equivalente ao nosso período da idade média.

Já na parte dos caracteres, o/a artista optou por utilizar diferentes tipos de fontes para passar várias informações como o título da história, a informação de que o livro é parte de uma série e a informação de que a autora vende bem na Amazon, para dar aquele "push" nas vendas.

Ficou um pouco poluído, mas chama a atenção, passa a ideia de forma correta e ficou bonita.

Nota 4,0




SINOPSEO amor os destruiu... 

Elisabeth de Brace era descendente direta da antiga e mitológica Rainha Esmeralda. Contudo, não herdou a audácia e a coragem de sua antepassada. Presa num mundo cruel, dada por noiva a um rapaz que não desejava, aceitou a passagem de seus monótonos dias sem reclamações.

Contudo, a desistência do casamento por parte de Andrew Clark, fê-la perceber que as coisas poderiam piorar. 

Para fugir de outro matrimônio, dessa vez com um homem desonrado e repugnante, aceitou deitar-se com um bastardo sem nome, que a levou a uma vida de dissabores e desilusão. 

Joshua, o bastardo, nunca creu que Elisabeth um dia fosse sua. Cumpriu seu papel de amigo na vida dela, honrando-a e amando-a em segredo. Porém, quando ela implorou que a tomasse, ele não pestanejou. 

Entretanto, Joshua não havia nascido para um relacionamento. Além da vida desgarrada, ele não confiava nos sentimentos da esposa, e a torturava com seu ciúme e desconfiança. 

Como o amor entre eles poderia florescer se a dúvida pairava o tempo todo entre ambos? 

Avassalador é um ousado romance sobre as terras do Reino de Bran, mundo criado por Josiane Veiga no sucesso Esmeralda.

A sinopse ficou grande. Mas o maior problema é que ela acaba dando um pouco de spoilers sobre a história. Ela pelo menos informa que o livro se passa no mesmo mundo de outra obra, alertando o leitor para a sequência correta de leitura.
Dando uma enxugada e contando menos da história seria ideal.
Nota 2,5

PÚBLICO-ALVO: Assim como a primeira obra, Esmeralda, Avassalador foca sem dó no público feminino. O envolvimento romântico das personagens é o carro chefe tanto da capa quanto da sinopse. Uma rápida olhadinha no Skoob mostra que a estratégia é acertada já que 99% dos leitores são mulheres.
A obra nem faz muita questão de se apresentar como fantasia, o que importa é mesmo o romance. 
Nota 4,0

TRAMA/ENREDO: A trama entrega o que vende. Casais ficando/não ficando juntos, intrigas, brigas pelo poder. O título Avassalador cai bem porque existem paixões que merecem essa alcunha na obra, a coisa, inclusive fica bastante quente em algumas cenas...

O enredo é redondinho, mas não espere grandes surpresas. As coisas acontecem mais ou menos como o esperado, mesmo com uma reviravolta aqui e ali. Mas não era mesmo de se esperar algo filosófico nesse tipo de história, não é mesmo? 
Nota 4,0 

NARRAÇÃO: Narrado em terceira pessoa por narrador onisciente, avassalador foca nas ações, deixando menos espaço para as descrições, afinal a história precisa andar. Está adequado.
Nota 3,0

VEROSSIMILHANÇA: A autora criou um mundo em Esmeralda e estabeleceu várias regrinhas que respingam nessa história. Apesar de a ela ter colocado uma nota dizendo que esta história pode ser lida sem que se conheça a anterior, se isso for feito, irão aparecer sim coisas sem explicação.
A verossimilhança aqui depende bastante da sequência correta ou o leitor ficará meio perdido em algumas passagens.
Nota 3,0

PERSONAGENS: Um dos pontos altos do livro. Andrew, Elisabeth, Joshua e Anna são quatro pessoas com características bastante distintas e percebe-se bem o quanto as suas personalidades são uma consequência da criação que receberam.

Todas as personagens evoluem bastante durante a trama e conseguem captar a nossa empatia, seja torcendo pelos "heróis" ou agourando os "vilões". Entre aspas porque o papel de algumas dessas personagens pode variar entre esses dois arquétipos durante a história.

É a melhor coisa do livro. Nota 4,5

LINGUAGEM: Avassalador sofre de um problema quase crônico na literatura independente brasileira: a falta de preparação e revisão. O texto tem erros de digitação, ortografia, concordância numa quantidade um pouco acima do que se poderia deixar passar.
Claro que autores independentes não costumam ter orçamento para uma revisão profissional, mas isso prejudica o resultado final da obra.

A autora parece ter tentado usar a linguagem para fazer uma separação entre amor e sexo na obra e, para isso, usou uma linguagem um pouco mais forte para descrever alguns atos sexuais. Pessoalmente eu não gostei muito dessa escolha.
Nota 2,0

DIÁLOGOS: A maioria dos diálogos aparece de forma correta e consegue transmitir bem a fala de cada personagem. A autora não optou por deixar a fala mais formal ou introduzir algo que desse mais vida aos personagens através dos diálogos. 
Nota 3,0

FINAL: Por se tratar de uma obra que tem continuação, as coisas não são totalmente resolvidas em Avassalador, mas todas as personagens principais terminam de forma bastante diferente da que começaram. O destino de uma das antagonistas, premiada com um encontro com uma divindade, ajudou a causar boa impressão.
O final também deixa o leitor curioso pela continuação e isso é bom.
Nota 4,0

CONCLUSÃO: Avassalador é um bom livro, com uma história interessante, uma leitura descontraída e que vai agradar em cheio quem procura um romance com muitas intrigas.

A nota final foi 3,4 e poderia ser bem melhor não fosse os deslizes com o texto.


Agora quero saber de vocês leitores se gostaram desse novo formato e como podemos melhorá-lo.

Um abraço a todos

Dan Folter!

Nenhum comentário: