segunda-feira, 16 de julho de 2018

Resenha - Astronauta Magnetar de Danilo Beyruth

Olá caros leitores.

Vamos de resenha? E resenha de quadrinhos de primeira qualidade. Hoje falaremos de Astronauta Magnetar que tem roteiro e desenhos de Danilo Beyruth.

Capa:


Já na capa percebemos tratar-se de um trabalho voltado para o mercado de adultos, muito focado, é claro, na nostalgia. Uma capa que mostra o astronauta em apuros...

SINOPSEO Astronauta, personagem que navega o espaço sideral sozinho em sua nave há anos, visita uma galáxia distante para estudar um magnetar, uma estrela de nêutrons que possui um campo magnético estimado em um bilhão de teslas. Mas ele comete um erro que pode custar sua vida. Agora, com a nave danificada e sem comunicação, ele está "naufragado" no espaço e precisa encontrar uma forma de escapar antes de ser derrotado pela insanidade que insiste em tomar sua mente. E a saída pode ser aliar a tecnologia aos ensinamentos de seu velho avô, há tanto tempo falecido...

DADOS TÉCNICOS: 2012, 84 páginas, Editora Panini, Danilo Beyruth

LINKS PARA COMPRA: Amazon

RESENHA: Astronauta Magnetar é a primeira aventura da Graphic MSP que já conta hoje com várias edições e é um formato estabelecido, além de um grande sucesso.
Mas muito se deve a esse trabalho, já que ele abriu as portas para o que veio em seguida e o fez de forma muito merecida.
Nessa revista acompanhamos o Astronauta, solitário em sua nave, conversando apenas com o computador de sua nave, uma grande homenagem ao personagem criado pelo grande Maurício de Souza.



A ARTE: Como você pode ver pela figura acima, o Danilo tem um traço bastante agradável e consegue dar aos personagens expressões bastante variadas. Essa característica do desenho ajuda bastante a história já que temos um personagem em apuros, vivendo emoções como o desespero, a saudade, a insanidade e a esperança. 
A arte sequencial também é bem planejada e o artista abusa de diferentes tipos de quadro para mostrar a imensidão do espaço ou o isolamento de uma sala.

A HISTÓRIA: Nada melhor do que colocar o Astronauta na imensidão do espaço para representar bem o personagem. Em Magnetar ele está nos confins do universo (sem trocadilho com um certo podcast) para presenciar esse fenômeno e coletar dados sobre o mesmo.

Mas um pequeno erro de cálculo coloca tudo a perder e ele poderá ficar à deriva no espaço e nunca mais retornar à Terra.
A história funciona bem, sem grandes viradas, já que o objetivo parece ser mais o de provocar reflexões do que surpreender o leitor.

NOSTALGIA: Apesar de os quadrinhos da turma da Mônica serem, em geral, destinados ao público infantil, as graphics MSP têm uma pegada mais focada no público adulto, em pessoas como eu que passaram a infância lendo gibis e agora compram esse material para exercitar a nostalgia.
Ao contrário de Bidú Caminhos ou Mônica Laços, enxergo essa história como focada para o público adulto, desde o tema central da trama até pelo uso de termos espaciais um pouco mais complicados para os pequenos.


TRABALHO CONJUNTO: Ao folhearmos a revista ou quando a lemos percebemos porque as Graphic MSP são hoje um grande sucesso.
Desde as primeiras páginas é possível perceber o trabalho de vários profissionais, desde o autor, passando por revisores, coloristas, editores e tantos outros para que o resultado final seja uma obra impecável, daquelas que nos dá orgulho de ler e de guardar na estante.
Até mesmo os termos técnicos são justificados por uma consultoria especializada.

EXTRAS: Para os interessados no processo de criação, a revista fecha com extras onde temos esboços e outras observações de como a revista chegou ao seu resultado final e ainda terminamos com a cereja do bolo sendo mostrada a primeira história do personagem. Emocionante!

CONCLUSÃO: Astronauta Magnetar abre de forma brilhante uma coleção que veio para ficar e rendeu várias outras pérolas que merecem ser lidas por todos que como eu gostam da turma da Mônica. Justifico a minha nota 4,5 e não 5 talvez pela expectativa que eu tinha da revista, ela parece ter acabado rápido e eu fiquei esperando um "algo a mais" para chamá-la de perfeita.

E você já leu essa revista? Então diga o que achou.
Se não leu, então nos diga se essa resenha o deixou curioso e porque.

Grande abraço a todos

Dan Folter!

Nenhum comentário: