quinta-feira, 19 de julho de 2018

Resenha - Mercy de Cacio Silva

Salve galera.


Andei lendo algumas coisas mais curtinhas depois de terminar uns calhamaços então tem bastante resenha para fazer pra vocês.
E a de hoje é de autor nacional. Venham ver o que achamos de Mercy, do autor Cácio Silva.
Capa:


Capa bem misteriosa, apenas um rosto e um nome. Atraente, embora enigmática.

SINOPSEA vida da jovem Mercy parecia ser normal. Era casada, sendo que, mesmo com as dificuldades financeiras, tinha uma vida aparentemente estável e uma família em que o amor imperava.
Enquanto vivia esta ilusão de vida perfeita, uma visita misteriosa a obriga a questionar suas origens, forçando-a a tirar satisfação com seus pais, descobrindo ter sido adotada.
A partir daí, em busca de respostas e de uma herança deixada por sua mãe, Mercy muda-se para a cidade onde sua família biológica viveu e ao escolher percorrer este caminho, perceberá o quão difícil tudo viria a se tornar, mas para encarar este mundo, estaria disposta a sacrificar tudo, inclusive suas relações.

DADOS TÉCNICOS: 2017, 104 páginas, Ed. Xeque-Matte, Cacio Silva

RESENHA: Antes de falarmos do livro, vamos pensar em hábitos de leitura. Muitas pessoas têm dificuldade em ler livros grandes, acabam desistindo no meio e não voltam a tocar em livros. Para essas pessoas os primeiros livros precisam ser rápidos e fáceis de ler. Então temos aqui uma boa dica para essas pessoas.

UMA SENTADA: Como dito, Mercy é um livro bem curtinho. Tem apenas 104 páginas, podendo ser lido em uma tarde. Eu, que tenho pouco tempo disponível, finalizei em apenas 4 noites.

TRAMA: A história conta sobre Mercy. Uma jovem que enfrenta problemas financeiros com o marido quando descobre que pode ser a herdeira de uma grande fortuna.
Para isso ela precisará mudar de cidade e provar que é quem acreditam que ela seja, mesmo que Mercy nem imaginasse ter sido adotada.
É uma trama bastante simples, que também discute relações familiares como o casamento, adoção, além de ter um pouquinho de romance.

REVIRAVOLTAS: O autor fez o possível para nos surpreender, mas um leitor um pouco mais experiente consegue "sacar" a maioria dos acontecimentos que estão por vir. Ainda assim essas reviravoltas funcionam bem para manter o leitor curioso e virando páginas. O livro tem um bom ritmo de leitura.

PERSONAGENS: Em apenas 104 páginas não tem como se aprofundar muito nos personagens. Mercy é uma mulher bastante indecisa, que ora quer uma coisa, ora quer outra. O marido, Ben, é um homem ausente e que parece não se importar muito com a esposa. Além deles temos os novos vizinhos, principalmente Sam, um rapaz que terá papel importante na trama. Além deles conhecemos um pouco da família adotiva de Mercy, do advogado Luke e sua secretária, mas tudo de forma bastante superficial.

INTERLÚDIOS:  A melhor coisa do livro são os interlúdios. Para que entendamos o que aconteceu com a mãe de Mercy, temos essas passagens narradas por ela onde conhecemos todos os fatos sobre a família biológica da protagonista. Esses interlúdios estão bem colocados e não atrapalham a leitura, ao contrário, a enriquecem.
Fiquei muito mais focado com os acontecimentos bombásticos e dramáticos dessas partes do que da trama principal.

LINGUAGEM: A linguagem de Mercy é bastante simples. O autor descreve apenas o básico e praticamente tudo está em uma única camada de texto. É preciso levar em conta que este é o romance de estreia de Cacio Silva e que ele ainda é bastante jovem, tendo muito a evoluir nesse quesito.

CENÁRIO: O cenário é um dos pontos que me incomodaram na obra. Mercy mora em Boston e se muda para Odessa, no Texas, mas não há nada na história que justifique essa escolha internacional. Não vejo problema nenhum se a história se passasse no Brasil e os personagens tivessem nomes mais parecidos com os nossos. É um detalhe de gosto pessoal, mas cabe colocar aqui.

REVISÃO: O grande pecado de Mercy fica por conta da revisão. Ou da falta dela. O livro tem bastante erros de digitação, português, acentuação e pontuação que deveriam ter sido corridos na revisão. É normal que o autor não enxergue boa parte desses erros, mas o revisor está lá (ou não estava) para isso.
A revisão deixou tanto a desejar que atrapalhou o bom ritmo de leitura que a trama tem.

CONCLUSÃO: Mercy é um livro com uma trama bastante simples e interessante, de rápida leitura, interlúdios brilhantes e com algumas reviravoltas. Levou 3 estrelas  no Skoob porque é uma boa obra de estreia, mas com uma revisão que deixa a desejar.

Leia se você tem pressa e quer algo para terminar rapidinho.

Não leia se você fica irritado com erros de revisão.

E você leitor? Já leu esta obra? qual sua opinião sobre ela?

E sobre essa resenha? concorda? discorda? quer acrescentar algo?
Então deixe o seu comentário.

Abraços
Dan Folter!

Nenhum comentário: